segunda-feira, 24 de setembro de 2012

 
GUARDA RESPONSÁVEL DE ANIMAIS
 
 
 
                    

       A adoção ou aquisição de um animal envolve um compromisso para com a vida desse animal. Muitas pessoas adquirem impulsivamente animais de estimação, principalmente filhotes, sem se darem conta que esse ser deverá viver por 12 a 15 anos, que ele crescerá, que ele precisará de um ambiente e de espaço adequados, que ele dependerá diariamente de cuidados e de alimentos de qualidade. O resultado é que muitos animais são abandonados, especialmente no período que antecede as férias escolares ou as festas de fim de ano.
Por isso, trazer um animal para casa deve ser um exercício bastante refletido. Algumas perguntas que devemos nos fazer:
  1. Eu realmente desejo a companhia de um animal ou o que desejo é um objeto para exibir para meus amigos?*
  2. Minha casa tem espaço adequado para esse animal? Há abrigo para o animal repousar adequadamente?
  3. No caso de se tratar de um filhote, será que minha casa continuará adequada quando ele completar seu crescimento?
  4. Permanecerei nessa casa pelo tempo de vida desse animal? Em breve me mudarei para um lugar menor e precisarei me desfazer do animal?
  5. As pessoas que residem comigo aceitam e concordam com a vinda desse animal? Elas estão cientes do compromisso que temos com essa vida?
  6. Terei tempo de dedicar carinho e atenção para esse animal, não apenas nas primeiras semanas após sua aquisição, mas pela vida inteira?
  7. Tenho recursos para arcar com todos os custos da manutenção desse animal pelo tempo de sua vida?
  8. Estou consciente de que se trata de um animal que se alimenta e defeca todos os dias? Prontifico-me a alimentá-lo e limpar seu cocô e xixi todos os dias, pelo tempo de sua vida?
  9. Nas férias, feriados ou em caso de viagem terei onde deixar o animal?
  10. Uma vez adquirido o animal, terei condições de mantê-lo nos limites de minha propriedade ou ele terá acesso à rua, correndo o risco de ser atropelado, se perder, ser capturado pelo serviço de zoonoses, de atacar alguém ou adquirir alguma doença?
  11. Terei força física para conduzir meu animal em passeios, sempre atrelado a uma coleira?
* Pode ajudar nessa reflexão considerar que pessoas que realmente querem a companhia de um animal adotam animais sem raça definida em abrigos. Pessoas que querem animais para exibir compram animais de raça. Nesse último caso, recomendamos que a pessoa invista seu dinheiro em um objeto inanimado que certamente surtirá efeito mais positivo para impressionar a terceiros (ex.: uma moto ou uma roupa de marca).
Uma vez adquirido o animal, é importante que ele seja castrado. Isso, além de evitar crias indesejadas, altera positivamente alguns de seus comportamentos, tornando-o menos ansioso e mais companheiro, além de evitar doenças como cancer de útero, de ovários, de mama e de testículos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário